Aluno de Tibagi recebe um dispositivo desenvolvido por cientistas Israelenses para deficientes visuais

Autora: professora Adélia Aparecida Martins de Freitas, 5º ano

A entrega se oficializou no dia 05/08/2020 quarta-feira em Curitiba pela representante da Empresa Mais Autonomia contou também com a presença do aluno, sua mãe Vilma Carneiro, Professora Adelia e a Vice-prefeita Helynez Santos Ribas.
O aluno Gabriel Carneiro estuda no 5º Ano do Ensino Fundamental I na Escola Municipal Professora Ida Viana em Tibagi- PR. 

Esse menino é um guerreiro, pois enfrenta sérios problemas de saúde, inclusive foi perdendo a visão gradativamente até ficar totalmente cego, ele é uma criança meiga, dócil e com grande interesse em estudar e nunca deixou de sonhar e acreditar que vai superar todos os obstáculos e ser alguém importante na sociedade para ajudar muitas pessoas. 

A Professora Adelia Apª Martins de Freitas que trabalha o Ensino de Braille com o Gabriel, comenta que conhecendo as dificuldades e o sonho do aluno, ela sempre buscou ansiosa por alguma alternativa de acessibilidade para aprimorar o desenvolvimento do aluno e que ficou sabendo por meio da Vice-prefeita Helynez Santos Ribas que passou todas as informações desse dispositivo chamado OrCam MyEye desenvolvido por cientistas israelenses. A professora ficou encantada com os benefícios que esse aparelho oferece a pessoa com deficiência visual, desde leitura de textos, placas com nome de rua, reconhecer dinheiro, produtos em supermercados, faces de pessoas, cores e horas por meio de áudios. 

Então, a professora conversou com a família do Gabriel e com as diversas pessoas envolvidas na aprendizagem dele. Foi então que tivemos a certeza que esse dispositivo era de grande valia para o desenvolvimento da aprendizagem do Gabriel oferecendo a ele mais liberdade e autonomia desde as atividades mais simples de escolher a cor de roupa para usar até as mais complexas como estudar sozinho, ler um livro por exemplo. 

Assim, a professora começa sua grande batalha com muito amor, alegria e confiança para adquirir o tão sonhado dispositivo. Comecei a entrar em contato incansavelmente com diversos representantes do produto aqui no Brasil, mas infelizmente sem êxito até aquele momento. Fiquei sabendo do alto custo do referido aparelho e conversei com a família, equipe escolar, amigos e ficamos confiantes, que apesar de todos os obstáculos que estava pela frente, inclusive a Pandemia. Foi organizado um grande grupo de amigos para fazer vaquinhas, bingos, rifas e pedir doações para levantar o valor de 19.900,00 dezenove mil e novecentos reais para a aquisisição do dispositivo. 

Mas, como eu estava muito animada, continuei entrando em contato com várias empresas até que Deus colocou uma pessoa maravilhosa em nosso caminho que fez toda a diferença na realização desse grande sonho. Foi a representante da Empresa Mais Autonomia que intermediou a doação de uma Família de São Paulo de um dispositivo OrCam MyEye para o aluno Gabriel Carneiro de Tibagi-PR. 

A Educação Especial de Tibagi está muito orgulhosa e agradecida com essa doação da Família do Sr. Cláudio e seus filhos Célia, Eduardo e Sergio e também pela participação ativa da Vice-prefeita nessa grande conquista. Vale ressaltar que tudo isso se resume em uma única palavra GRATIDÃO.




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro sobre higiene pessoal

Circo