Postagens

Vídeo Aula Especial - Hidratação e xixi.

Imagem
AUTORA Professora: Isabela de Cassia dos Santos Petroski Cargo: professora de educação física Turma: 4 ano A - 19 alunos Pensando em conscientizar os alunos sobre a importância da hidratação mesmo nos dias frios, foi apresentado aos participantes do projeto Vamos ler digital, a vídeo aula especial que trata da hidratação e xixi. O tema, para surpresa da professora foi bem debatido pelos alunos. No vídeo, especialistas explicam sobre a importância da hidratação, quantidade ideal de água à ser ingerida nas várias fases da vida, informações relacionadas à coloração do xixi e possíveis complicações, no caso de uma hidratação ineficiente. Após o vídeo foi realizado uma roda de conversa e alguns alunos relataram suas experiências no ambiente familiar e escolar, comparando aos conhecimentos recém-adquiridos.

Leitura e criatividade através da poesia

Imagem
AUTORA Professora: Rosana Ribeiro Turma: 4º B Número de alunos: 18 Os alunos participaram de uma atividade envolvendo leitura, interpretação e criatividade por meio da poesia. Inicialmente, cada estudante recebeu um poema para realizar a leitura com atenção, observando os sentimentos, imagens e ideias presentes no texto. Após esse momento, os alunos fizeram uma ilustração representando o poema da maneira como compreenderam a leitura. Em seguida, cada criança apresentou para a turma o poema e o desenho produzido, compartilhando suas interpretações com os colegas. A atividade estimulou a leitura, a oralidade, a imaginação e a expressão artística, além de incentivar a participação e a confiança dos alunos durante as apresentações.

Robótica+ sustentabilidade=sucata que vira brinquedo

Imagem
AUTORA Professora Eliane Aparecida Moreira 4 anos C _ 24 alunos Essa aula da robótica desplugada + sustentabilidade, teve por objetivo compreender que sucata pode virar brinquedo usando princípios básicos da robótica junto à prática da terceira lei de Newton toda ação gera uma reação.

Confecção de um álbum de figurinhas

Imagem
AUTORA Professora: Isabela de Cassia dos Santos Petroski Cargo: professora de educação física Turma: 4 ano A - 19 alunos Dando continuidade ao projeto "Copa do Mundo", nesta semana foi desenvolvido com os alunos a confecção do álbum de figurinhas. A ideia foi criar um álbum de figurinhas semelhante a dos atletas da Copa do Mundo FIFA, porém com fotos dos próprios alunos e professoras da turma do 4 ano A. Todos, tiveram sua foto temática impressa. Com o álbum em mãos, os alunos ganharam uma cartela de figurinhas. Em cada álbum havia uma conta matemática a ser resolvida, onde o resultado encontrado constava em uma das figurinhas recortadas. Dessa maneira pudemos contextualizar a matemática, juntamente com a disciplina de artes e educação física. Os álbuns finalizados foram guardados para a exposição que será realizada na semana de abertura da Copa do Mundo.

Nosso livro de figurinhas da Copa do Mundo

Imagem
AUTORA Professora: Nicole Martins Turma: 4º A Número de alunos: 19 Em parceria com a professora de Educação Física, Isabela, foi realizada mais uma atividade do projeto Copa do Mundo. Dessa vez, os alunos participaram da criação do livro de figurinhas da turma. Para descobrir o local correto de sua figurinha, cada criança precisava resolver uma multiplicação simples. A atividade proporcionou momentos de diversão e aprendizagem, incentivando o raciocínio lógico, a atenção e a participação dos alunos. Além de reforçar conteúdos matemáticos de forma lúdica, a proposta despertou o interesse e o entusiasmo da turma, tornando o aprendizado ainda mais significativo.

Primeiro Socorros em grandes eventos.

Imagem
AUTORA Professora: Isabela de Cassia dos Santos Petroski Cargo: professora de educação física Turma: 4 ano A - 19 alunos Terceira semana de projeto e nesta semana trabalhamos com a vídeo aula "Primeiros Socorros". Os alunos aprenderam sobre o que são primeiros socorros, como reagir em caso de acidentes dentro da escola, o que não fazer, tipos de lesões mais comuns e a importância de ter atitudes de prevenção a acidentes. Aproveitando a temática a professora de educação física explanou sobre a importância de ter uma equipe médica especializada durante um grande evento esportivo, citando como exemplos a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos. Os alunos também manusearam e montaram um kit de primeiros socorros, com itens básicos e aprenderam a finalidade de cada item. Ao final da aula os alunos compartilharam situações vividas na escola e fora dela, em que eles observaram a aplicação dos primeiros socorros.

Páscoa _ vivenciando o amor e a partilha

Imagem
AUTORA Professora Eliane Aparecida Moreira Quarto ano C -22 alunos Aproveitando a proximidade da Páscoa trabalhei em sala de aula com os alunos a empatia, o cuidado com o outro e a generosidade. Mais do que chocolate, o verdadeiro espírito da época envolve a união, a solidariedade e a partilha. Essa dinâmica, acredito que ajuda a formar seres humanos mais sensíveis e conscientes de seu papel social, promovendo também o sentimento de amizade e o carinho entre eles ( alunos ).